Diferenças entre Gengivoplastia e Gengivectomia variam conforme a filosofia de trabalho:

O nivelamento e alinhamento de gengivas fazem parte do arsenal de técnicas das cirurgias plásticas em gengivas. Entre estas, a gengivoplastia e gengivectomia são as mais simples para acompanhar tratamentos com restaurações dentárias, próteses fixas, facetas em porcelana e lentes de contato dental. Mas é preciso conhecer as diferenças entre elas para que os resultados do tratamento não sejam motivos para frustrações e contratempos.
Para uma parte dos dentistas, gengivoplastia e gengivectomia são recortes de gengivas executadas da mesma forma, com a diferença que, enquanto a primeira tem finalidade estética, a segunda é feita sobre gengivas em excesso que decorrem de doenças gengivais como a periodontite. Já para uma outra parcela dos dentistas, a diferença entre gengivoplastia e gengivetomia diz respeito à remoção adicional do osso localizado abaixo da gengiva recortada.
As indicações da cirurgia plástica nas técnicas gengivoplastia e gengivectomia são mais importantes do que as diferenças cirúrgicas entre elas. E, de fato, uma ampla gama de situações são beneficiadas pelo nivelamento e alinhamento de gengivas, harmonizando ainda mais os resultados estéticos de diversos procedimentos odontológicos até mesmo do dia-a-dia clínico do dentista.

Pós- Operatório é tranquilo mais requer cuidados:

O tempo de recuperação da cirurgia gengival nas técnicas Gengivoplastia ou Gengivectomia depende de fatores como a extensão e localização. Em média, em procedimentos mais extensos, é preciso ficar entre 24 a 72 horas sem atividades sociais e profissionais. Neste período, o pós-operatório exige alimentação é pastosa e fria é uma série de cuidados para higienização precisam ser tomados para não atrapalhar na cicatrização das gengivas.
O tempo de espera pós cirurgia gengival para dar início a tratamentos com restaurações, laminados e próteses dentárias fixas pode exigir até 90 dias. Cuidados pós-operatórios recomendados para gengivoplastias e gengivectomias podem ser breves mas quando o procedimento é concomitante à remoção de osso pode ser preciso esperar alguns meses até que as gengivas adquiram forma e consistências definitivas.