ENDODONTIA

O que é endodontia?

Seu dente está doendo e você procura um dentista, mas ele lhe encaminha para outro profissional, especialista em endodontia. Sabe por que ou o que é e o que faz essa especialidade? Se esta é sua dúvida, confira o post a seguir. Endodontia é uma das várias especialidades dentro da odontologia.

a endodontia visa tratar o dente internamente, curando lesões e doenças da polpa (o nervo) e da raiz do dente. Em suma, é o famoso e mais popularmente conhecido tratamento de canal.

O dentista que após sua graduação se especializa e faz pós-graduação em endodontia passa a ser chamado de endodontista.

Todos os dentistas são aptos a tratar uma dor de dente e um canal, porém é o endodontista que conhece mais profundamente sobre diversas técnicas e casos, apresentando um domínio e um conhecimento mais profundo, além de mais destreza e experiência sobre o assunto.

Importância do tratamento.

A endodontia, além de eliminar os sinais e sintomas citados anteriormente e tratar patologias ligadas à polpa, salva e mantém o dente em boca, esquivando futuros custos com implantes. Também evita complicações e em conjunto com a posterior reconstrução, devolve ao dente sua função mastigatória.

E o que acontece se eu não fizer?

A falta do tratamento endodôntico resulta em infecção, além de inchaço, febre, dor e levam na maioria das vezes, à extração daquele elemento.